segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Além daquilo que pedimos e pensamos...

Ef 3.20 " Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera "
Já pensou nisso ... Eu estou pensando em várias modalidades.
Uma delas, é a de Ana ( no livro de Samuel ) Ela pediu um filho, Deus deu a ela um sacerdote, profeta e líder de Israel.
Paulo pediu para que fosse retirado o espinho da carne, Deus deu a ele a Sua Graça.
Salomão pediu sabedoria e Deus acrescentou muitas outras coisas. ( Leia I Rs 3.7-13 )
Abraão disse: Viva Ismael diante de ti. Deus disse: Não ( Gn 17.18,19 )

Parece que o fazer de Deus está limitado ao nosso pedir, pensar e querer. Mas, Ele é poderoso e não está limitado por nossas orações. Ele fará muito mais abundantemente " ÁLEM " 

domingo, 16 de outubro de 2011

“Apóstolo Paulo e a tecnologia“

O Apóstolo Paulo passou grande parte do seu ministério preso, e muitas de suas cartas  foram escritas na prisão e mesmo assim conseguiu realizar uma obra que alcançou muitas vidas.
Fico me perguntando :
Se o Apóstolo Paulo tivesse vivido em liberdade, o que teria feito  ?
Ou se ele tivesse em suas mãos a tecnologia que hoje existe, suas viagens com certeza não seriam tão demoradas, pois poderia ir  rapidamente de um lado para o outro e aproveitaria melhor o seu tempo. O que ele faria com esse tempo?
 E se ele tivesse um PC ? Se possuísse um e-mail ? E se ele tivesse uma conta em sites de relacionamentos?  o que não teria realizado ?
Não penso só no “quanto” faria mas também “como” utilizaria a tecnologia.
2 Timoteo 4.13 “ Quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos “   ( nos dias de hoje: “principalmente o meu PC” ).
Nós hoje temos a tecnologia,  nos sobra tempo...
e com esse tempo.....e com essa tecnologia
Como utilizamos esse recurso?
Faríamos o mesmo que Paulo?

sábado, 8 de outubro de 2011

Dobradiça ou Maçaneta

O Apostolo Paulo identificou a obra de Deus como uma grande porta aberta.  I Co 16.9

Quando nós precisamos de uma porta para a nossa casa, compramos uma porta que tenha a madeira de qualidade, instalamos uma maçaneta cromada com um belo design, mas já nem sempre temos o mesmo cuidado ao escolher as dobradiças e parafusos; ...as vezes escolhemos o de material  inferior, "afinal.... ninguém vai ver".

Assim como, a porta de madeira, a obra de Deus é feita por diversas pessoas cada uma com sua função.
( membros de um corpo – ovelhas de um só aprisco )
Ao observar uma porta a maioria das pessoas  só conseguem enxergar a maçaneta. Pois, geralmente é a peça com mais destaque, esquecendo das dobradiças e dos parafusos.

Mas, eu gostaria de chamar a atenção para as dobradiças e os parafusos que sustentaram a porta:
Quando pensamos em um ministério – olhamos para o presidente;
Quando pensamos em uma igreja – olhamos para o pastor;
Quando pensamos em um conjunto – olhamos para o líder;
E em parte é uma verdade, pois o presidente, o pastor, e o líder cada um tem seu papel importante  na obra, mas, a verdade maior é que cada um, sozinho, não conseguiria fazer muita coisa.

Assistindo a um programa de TV, nós conhecemos o apresentador, mas, e as pessoas que estão nos bastidores? São menos importantes?
Não!!! digo até, que elas são fundamentais .

Por isso que quando olharmos para o presidente de um ministério,  devemos ver a diretoria, pastores e obreiros.
Quando olharmos para o pastor, vejamos os presbíteros, diáconos e conjuntos de suporte.

O poeta já escreveu “ O homem não é uma ilha “ 

Quantos homens de Deus são relatados na Bíblia e não sabemos os seus nomes , simplesmente são    identificados como “ homem de Deus “. 
O que seria de Paulo de Tarso, se não houvesse um Ananias. 
O que seria de Abrão e Jacó se não tivesse a simplicidade de Isaque.
Moises precisou de Josué 
O que seria de Daniel, se ele não tivesse os seus amigos lhe ajudando em oração para que Deus revelasse o sonho.
Quando o profeta Elias disse: Só eu fiquei! 
Deus disse: Eu conservei sete mil. (  I RS 19. 18 ) 
 
Olhe para as dobradiças e para os parafusos, eles estão sustentando a obra de Deus!


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Deixando o lápis e tomando a caneta

Deixando o lápis e tomando a caneta. ( Colossenses 1. 10 )
                Eu me lembro de quando eu era criança...
Quando comecei aprender a ler e a escrever. No início seguia as linhas pontilhadas, depois tentava escrever  sozinho. Por diversas vezes minha avó e minha mãe exigiam uma letra bonita e não se cansavam de apagar o que eu tinha escrito até que tudo estivesse perfeito.
Eu; em lagrimas, começava tudo outra vez, foi um período doloroso (hoje maravilhoso) Ás vezes; acertava; outras; errava; e quando terminava a lição, o que sobrava era um lápis menor, restos de borracha pela mesa, muitas lagrimas, algumas palmadas, diversas folhas deformadas e marcadas pelo apagar da borracha. Os anos se passaram e algo mudou. O lápis não gastava tanto, a borracha não era tão usada, e as folhas e as marcas diminuíram muito. E parecia que tudo ia bem.
Ao passar dos anos apresentaram-me uma amiga “a caneta“ – que horror!!!     Pensei: E agora? Será que existe borracha que apaga caneta? Existia. Mas as marcas nas folhas eram maiores. Que desespero! Escrever com algo que era mais difícil de apagar. Eu queria voltar a usar o lápis. Mas já não era possível (a professora não deixava ) . As vezes, a folha saía perfeita, outras a vontade era de arrancar, outras era necessário arrancar e começar tudo de novo. Pensava comigo: talvez ninguém perceba. Mas a professora no inicio do ano letivo mandava numerar todas as folhas, e se fosse arrancada, seria percebida sua falta. E com isso as técnicas iam aparecendo – não apagava, riscava a palavra; e quem olhasse de uma forma rápida não perceberia o erro, mas se alguém olhasse mais devagar notaria algo.
Com o passar do tempo a borracha foi deixada um pouco de lado, e as canetas aumentaram, já eram canetas de cores diferentes e tudo era mais colorido e bonito. Escrever com a caneta não parecia tão assustador;  se pensava antes de escrever. Mas, mesmo assim,  de vez em quando tinha um erro aqui e outro ali. O que era interessante é que quando começávamos um  ano, um novo caderno, as letras com “ caneta “ eram arredondadas, cuidadosamente preparadas.   ( e se olhassem os cadernos das meninas tinha mais florzinha do que palavras – rsrsr ). Mas, as palavras iam se modificando com o tempo, iam se curvando, se arrastando pelas linhas, já fica difícil entender o que foi escrito e porque foi escrito. Mas, a caneta estava ali e não poderia ser de maneira nenhuma substituída pelo lápis.
Conclusão : Deixando o lápis e tomando a caneta ( crescendo em maturidade ). Na vida a principio somos guiados pelas linhas pontilhadas. Depois, começamos a escrever nossa historia com lápis , são atitudes que muitas vezes deixam marcas, mas de alguma forma foram apagadas, e começamos  a caminhar seguros. Depois, a caneta, e a responsabilidade aumenta, os riscos são maiores, os erros menos constantes, mas mais marcantes, não é possível voltar ao lápis e não adianta riscar a palavra ou até mesmo arrancar a pagina, de alguma forma estará ali.
Na vida cristã também crescemos em maturidade.  A princípio escrevemos a nossa história com lápis. Ao encontrar com Cristo tudo pode ser apagado (ainda que fique as marcas) e o Senhor nos mostra a responsabilidade que temos de escrever uma nova historia com caneta . No começo, ainda, erramos, tem folhas que queremos arrancar, mas ele está nos ajudando a escrever a nossa nova historia.
Talvez, você esteja ainda escrevendo a sua historia com lápis.
Talvez,  esteja com medo da caneta.
Mas, entenda com o passar do tempo as cores das canetas vão aparecer e fazer com que sua historia seja um pouco mais colorida
Você poderia permanecer no lápis, e o tempo apagar sua historia. Mas, crescer é necessário. Crescer em maturidade não significa ausência de erros. Mas, tomar a decisão de escrever sua historia com caneta e essa será eterna. A decisão mais importante da vida do homem é com respeito a eternidade.  
Não tenhas medo, crê somente . Deixe Ele te ajudar a escrever a tua historia.
I João 2. 17 “ Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre “ 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Recomeçar

Recomeçar  ( Gn 28.10 )

Construir ou reformar ? Construir.
Sempre é mais fácil e menos trabalhoso construir do que reformar.
É menos doloroso começar do que recomeçar. Você já pensou em  reconstruir o que foi destruído ?  Você Já pensou em começar do nada, uma vez que tinha tudo ?

Recomeçar é preciso.

O nosso maior estimulo para recomeçar está na pessoa do “ Deus criador dos céus e da terra “
Nós muitas vezes não sentimos força para recomeçar, pois não acreditamos em nós mesmos. Mas, Ele acredita. E é no caráter Dele que devemos confiar.
Lc 15 O filho prodigo caiu em si e quis recomeçar . Ele creu que o Pai o receberia, porém o caráter do Pai era mais elevado que a suas expectativas.

A Bíblia é uma história de muitos recomeços, quer : de povos, pessoas, lideres, servos, etc.
Deus recomeçou com Noé ( Gn 6.7,8 ). Deus recomeçou em Babel ( Gn 11.4 # Gn 1.26-28 – Gn 11. 7-9 ). Deus recomeçou com Abraão( Gn 12.10 ; Gn 13. 3,4 ) com Jacó, com Moisés, com o povo de Israel, com reis, com profetas, com sacerdotes, com discípulos e quer fazer isso com você.  

Se o Velho Testamento  é um livro com histórias de recomeço – Os Evangelhos são histórias de oportunidades; algumas desperdiçadas, outras, aproveitadas.

Você conhece alguém que nunca pecou ? errou ? transgrediu ? mentiu ? etc.

Todos nós queremos recomeçar . Prova disso, é que todos nós, um dia,  já pensamos: Ahhhhhh ! Se eu pudesse voltar a ser criança. Ahhhhhh! Se eu pudesse voltar atrás. Ahhhhhh! Se eu pudesse fazer tudo de novo, faria de forma diferente . Esse é um desejo de recomeçar . Acredite ! Ele acredita .
Ec 7.8 “ Melhor é o fim das coisas do que o principio delas ... “

O melhor  não é começar bem e sim terminar bem.

Jo 8. 10 – 11 “ Jesus disse: Mulher, onde estão eles ? Ninguém te condenou ? – Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse Jesus: Nem eu também te condeno. Vai, e não peques mais. “

Faça como essa mulher aproveite a oportunidade que Deus tem lhe dado e recomece!

domingo, 2 de outubro de 2011

Haja luz. E houve luz.

Haja luz. E houve luz.
                Ao iniciar a criação Deus disse : Haja luz. ( Gn 1.3 ) E isso me fez pensar no quanto a luz e as idéias relacionadas a luz são importantes, tais como, verdade, clareza, transparência, honestidade, etc...
                Deus nos ensinou não só o quanto a luz é importante, mas essencial na realização das coisas. Ele viu que a luz era boa. ( Gn 1.4 ) . Ela é boa para realização de um trabalho; nas relações : conjugais, familiares, eclesiásticas ( namoro,casamento,pai e filho, pastor e ovelha, obreiro e ministério ), em relação: ao próximo, a si mesmo e a Deus. ( Gn 3.8-13 ).
                Imagine o quanto seria difícil ou talvez até impossível a ausência de luz em sua vida para a realização das coisas mais simples. Portanto, comecemos o dia dizendo : Haja luz.
                Lc 15. 8-9 “ A mulher tinha perdido algo de valor ( econômico e sentimental ) valor incalculável. Era um colar com 10 dracmas e perdeu uma . A jóia ainda teria um valor; mas não seria completa. Ainda teria um valor; mas perderia o seu sentido. Mas, o que ela fez ? Antes de varrer a casa e procurar pela casa, ela precisou de luz. Eu entendo, que todo o esforço é  vão se primeiro não existir luz “ ( verdade )
 At 20. 7,8 “ (VS 8 ) Havia muitas luzes no cenáculo “
                Os discípulos estavam reunidos “ para partir o pão “ e onde estavam havia muitas luzes. Como é bom uma igreja que não só ensine a verdade, mas que trate a verdade como algo primordial em todas as relações que cercam a instituição. Paulo não poderia estar lá : se não tivesse luz.  Ele não poderia falar, se não tivesse luz ( I Jo 1.6 ) ( Mt 6.22,23 )
                O Dr. Thomaz J Dougherty, da Divisão de Biologia Radiada do Instituto Roswell Park Memorial, um centro de tratamento e pesquisas do câncer, em Baltimore, Maryland, nos EUA, tem feito experiências que indicam que a luz é dotada de potencial curativo. Em 1972, ele notou que certas células, que ele havia colorido com corantes , morriam na presença da luz .
Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
E disse Deus: Haja luz. E houve luz.
Frases:
"Quem acende uma luz é o primeiro a beneficiar-se da claridade."
(Gilbert Keith Chesterton)

"Se deres as costas à luz nada mais verás do que a tua própria sombra." (Zalkind Piatigorsky)